CRIAÇÃO ARTESANAL

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
artefinotrapo@hotmail.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Artesanato com Reaproveitamento de Jornal, Revista, Lista telefônica e Livros


Olá, tudo bem? Tomara que sim!!   

Continuando com a reciclagem do papel vamos abordar o reaproveitamento de jornal, revista e livros velhos e, desta vez artesanalmente.  

Vamos iniciar reaproveitando a lista telefônica artesanalmente. OK?  

As folhas da lista telefônica dão a impressão de serem diferentes, mas não são. O colorido de suas páginas é resultante da pintura a elas aplicada. As listas, quando enviadas à reciclagem, viram objetos como caixas de ovos e papelão, após o processo.

Antes de enviar para o lixo ou à reciclagem, podemos fazer várias peças de artesanatos, como exemplo 1 Porta lápis de lista telefónica como este. Veja mais detalhes aqui 

Materiais:

Lista telefônica; Cola quente; Cola comum; Grampos de escritório; Tinta acrílica branca; Corante nas cores desejadas; Verniz (opcional); Régua T ou régua metálica; Estilete; Lápis novo sem ter feito a ponta; Papel preto.

Passo a passo:


A régua metálica ou em T facilita o corte da lista telefônica no local assinalado (figura 2 e 3). Use como referência de altura para o porta lápis, o comprimento do lápis escolhido que deve ser novo sem ponta, deixando uns 5 cm menor que o lápis (figura 9). Tenha muito cuidado ao manusear o estilete. 


Corte com a tesoura a capa, só deixando a lombada (base que sustenta as folhas - figura 7). Utilizando os pregadores de escritório, separe as folhas já cortadas em 5 partes, conforme foto mostrada acima (figura 8). Pegue o lápis e envolva a lombada da lista nele, colando com cola quente (figuras 9 a 11).

 



















Comece a enrolar cada uma dessas 5 partes, usando rolinho de papel toalha ou recipientes cilíndricos de pouco diâmetros como referência, conforme foto acima (figuras 12 e 13). Vá enrolando cada 1 das 5 partes com a ajuda do objeto cilíndrico e fixando com cola na volta a base. Lembre-se de colar todos com a dobra para o mesmo sentido. Você precisa cortar a ponta para facilitar a colagem das extremidades no centro (figuras 14 e 15).

 




















No final do trabalho você terá uma flor com 5 pétalas. Use a cola quente para fixar as laterais das “pétalas” da flor, semelhante às figuras acima.  Sua ”flor” irá ficar com pétalas mais gordinhas. Depois passe cola branca em toda a superfície e espere secar. Para fazer a base, pegue o papel preto ou da cor de sua escolha e corte do mesmo tamanho da base. Passe cola no lado que será à base do seu artesanato, de preferência, o lado no qual você não cortou com o estilete, e cole o papel preto já cortado. Cubra de cola a base que acabou de fazer (figura 20).

 

Corte cada 1 das 5 partes em diferentes alturas e depois pinte com tinta acrílica e após acabamento com verniz acrílico. Espero que tenha gostado. 

Ou mais simples ainda, você pode dobrar as folhas da lista ou livro velho (sem capa) ao meio e passar cola e fazer este charmoso porta recados, bilhetes, contas a pagar, cartas etc..

Ou também fazer este móbile que também fica lindo! Veja os 2 últimos trabalhos aqui

 

Fontes:


Até o próximo post!

Bjos e Muita Luz... MLucia



Nenhum comentário:

Postar um comentário