CRIAÇÃO ARTESANAL

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
artefinotrapo@hotmail.com

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

REAPROVEITAMENTO DE JORNAIS


Boa noite gente boa!! 

Vamos ao post de hoje?? Vou mostrar, a você de que modo podemos fazer a reciclagem doméstica do papel sem poluição do meio ambiente e com mínimo consumo de água e energia elétrica, e com aproveitamento de todo o material, pois o resíduo final irá para compostagem.

Sinônimo de reciclar: reutilizar, reaproveitar  

Existem muitos modos de reaproveitar papel, a reciclagem é uma ótima maneira de evitar o desperdício, pois aproveita o papel já utilizado de outras formas. Mas antes de entrarmos na técnica de reciclagem com papel mache e papietagem vamos ver outras formas de reutilização do papel. OK?

Vejamos o jornal velho: como reaproveitar


1. Auxiliar na rotina doméstica: 

 O jornal velho pode ser usado para limpar vidros e espelhos em casa. O material além de útil, não causa riscos e consegue retirar bem a sujeira. Além disso, o jornal tem a vantagem de ser descartável, o que auxilia a vida doméstica. Para melhores efeitos use uma mistura de água e vinagre no lugar de um produto químico como Ajax. Também pode ser usado como absorvente de umidade e até de odores.

2. Acender fogo: 

Usar folhas de jornais para a lareira, churrasqueira. Mas, garanta-se de que o papel não é impresso com tintas tóxicas (jornal com imagens coloridas). No caso da lenha ou a madeira ser um pouco úmido, amasse as folhas e faça argolas e coloque-as sob o carvão ou lenha para facilitar a queima das mesmas. Fazer 1 rolo de jornal apertado e usar como tocha.

3.Toalhas de mesa descartáveis: 

Aproveite o verão para limpar espigas de milho, abrir melancia ou descascar abacaxi colocando folhas de jornal como toalha sobre a mesa. O jornal cumpre 2 funções: a) ele mantém sua mesa limpa e, b) favorece 1 limpeza rápida porque é só dobrar o papel a partir das pontas e colocá-lo no lixo. 

4. Jornal velho favorece o amadurecimento das frutas:

Coloque frutas verdes envoltas em jornal para ajudá-la a amadurecer mais ligeiramente porque neste ambiente ocorre produção de 1 gás chamado eteno. Com este gás em ação, as frutas amadurecem precocemente. 

5. Lenha caseira:  



Prepare a sua lenha usando jornal e água. E cause admiração com os seus amigos!!

Veja o passo a passo aqui: 

Vou fazer 1 intervalo pois não gostaria de ver ninguém dormindo encima do computador. Hehehe! 

Bjos e prometo voltar, em breve, com mais reaproveitamentos do jornal!

  MLucia



Nenhum comentário:

Postar um comentário